A Missão Presbiteriana da Damaia, foi fundada em 1959, numa época em que se desenvolviam rapidamente os arredores da cidade de Lisboa. A Damaia era então um local com muitos bairros, literalmente de barracas feitas de lata e madeira.
A 21 de outubro de 1959, o casal Celestina e António Pereirinha Pinto mudam-se para a Damaia e, algumas crianças batem-lhe à porta a pedirem [Ler Mais]
ver mais
A Missão Presbiteriana da Damaia, foi fundada em 1959, numa época em que se desenvolviam rapidamente os arredores da cidade de Lisboa. A Damaia era então um local com muitos bairros, literalmente de barracas feitas de lata e madeira.
A 21 de outubro de 1959, o casal Celestina e António Pereirinha Pinto mudam-se para a Damaia e, algumas crianças batem-lhe à porta a pedirem pão por Deus. Vendo a pobreza, este casal abre a sua casa a diversas crianças que passam a vir regularmente. Depois de um caldo para aconchegar o estômago, as crianças ouviam histórias bíblicas e aprendiam corinhos. Rapidamente a estas crianças juntaram jovens e adultos. O aumento significativo das crianças e das suas famílias obriga-os a procurar, a partir de 1960, um local mais adequado para a Escola Dominical e a celebração de cultos. Começa a colaborar nesta missão Maria Oliveira Gonçalves e o pastor Carlos Vasconcelos. Outras famílias ofereceram as suas casas para orar e, aos domingos de manhã orava-se ao ar livre no cimo da rua Carvalho Araújo. Este entusiasmo alastrou-se até que a 23 de abril de 1961, foi possível inaugurar a primeira casa de oração nas traseiras da igreja atual, como missão da Igreja Lisbonense.
A convivência com a vizinhança não foi fácil e em março de 1965, a comunidade mudou para as instalações atuais, tendo os cultos começado em agosto desse ano.
Para além dos Pinto e Oliveira Gonçalves, muitas outras famílias fizeram parte da história desta missão: os Santos e Silva, Edite e Zagalo, Semedo Galante e a primeira irmã baptizada, ainda na Carvalho Araújo, Balbina Sá Pinto. A missão chegou a ter um grupo de Escuteiros (grupo 8), grupo de jovens e sociedade de senhoras.
De 1969 a 1974, o seminarista José Carlos Gonçalves e o presbítero Manuel Alves eram os pregadores habituais. Nos anos de 1976 e 1977, pastoreou esta missão o pastor José Carlos Gonçalves. De 1978 até à sua reforma pastoreou esta igreja o pastor Manoel Campo. Depois a comunidade foi pastoreada até 2023, pelo pastor Rui Narciso.
A missão presbiteriana da Damaia foi a primeira comunidade protestante existente nesta zona de Lisboa.
Fontes: PINTO, Celestina. GONÇALVES, Hermínia.
ver menos