Retiro de Mulheres da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal

Entre os dias 26 e 28 de abril, as mulheres presbiterianas, realizaram na zona de Lisboa, um retiro com o tema - EntreOlhares: "Eu vi ao Deus que me vê" Gn 16:13. Estiveram presentes cerca de 45 mulheres, entre elas, duas irmãs convidadas da Igreja Metodista Portuguesa.

 

Nestes dias em que velhas fórmulas misóginas ganham roupagem digital e actual, as mulheres presbiterianas refletiram sobre os olhares e desolhares que ao longo da história as mulheres que ousam afirmar-se e ser filhas de Deus livres e inteiras.

 

Na 6ªfeira, iniciámos o nosso retiro com uma oração Taizé. Durante a manhã refletimos sobre as mudanças estéticas que a Reforma Protestante imprimiu na arte, estudando não só a forma como as mulheres passaram a ser retratadas, mas também o percurso das mulheres que ousaram ser artistas nos séculos que se seguiram.

 

Durante a tarde partindo de novas trends digitais como o movimento “red pill”, refletimos sobre o olhar que Jesus tinha sobre as mulheres e qual a missão das mulheres na igreja nascente.  Foi um fim de semana de comunhão com muitos risos e algumas lágrimas: orámos, aprendemos e louvámos ao Deus que nos vê e reconhece como suas filhas.

O retiro terminou com um culto de ação de graças e Santa Ceia.